O ex-presidente sul-africano comemora aniversário com família em casa e não participará aos 80 atos públicos de homenagens por todo país.
O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela completa 94 anos nesta quarta-feira, um dia marcado por uma série de homenagens em toda a África do Sul. O líder deve comemorar a data ao lado da família em sua casa na cidade de Qunu, sem que esteja prevista sua participação em atos públicos.
Desde 2010, o aniversário do líder é conhecido como Dia Internacional de Mandela, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para estimular os cidadãos de todo o mundo a dedicar 67 minutos a causas sociais - um minuto para cada ano que Mandela dedicou à luta pela igualdade racial e o fim do Apartheid.
Mandela deixou Johanesburgo e passou a viver em Qunu em maio, após uma breve internação para submeter-se a uma laparoscopia por causa de uma dor abdominal.
Nelson Mandela lutou pela igualdade racial e o fim do Apartheid . |
Na época, o atual presidente sul-africano, Jacob Zuma, disse que Mandela "goza de boa saúde".
O Centro da Memória de Nelson Mandela afirmou que pelo menos 80 eventos em homenagem ao líder devem acontecer na África do Sul nesta quarta-feira, incluindo desde a recuperação de escolas e a construção de casas até uma expedição ao Kilimanjaro, o monte mais alto da África.
Nenhum comentário:
Postar um comentário