No Blog do Giru

Aqui todos podem dá sua opinião sobre os mais diversos assuntos... Também pode sugerir assuntos do seu interesse...

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Fifa divulga lista dos 23 melhores do mundo em 2013

Fifa divulga lista para melhores do mundo com Neymar, T. Silva e Felipão



A Fifa divulgou nesta terça-feira a lista com os 23 nomes que irão concorrer ao prêmio de melhor jogador do mundo, além dos 10 que concorrem ao de melhor técnico. Neymar e Thiago Silva são os brasileiros que disputarão a Bola de Ouro, enquanto Luiz Felipe Scolari está entre os finalistas na categoria de treinadores.
O anúncio dos vencedores será feito no dia 13 de janeiro de 2014, em cerimônia realizada em Zurique, na Suíça, juntamente com as indicadas entre jogadoras - a brasileira Marta, pentacampeã, concorre ao prêmio pela sexta vez -, e técnicos de equipes femininas.
Messi, claro, está na lista para tentar seu quinto prêmio consecutivo. A Alemanha foi o país que teve mais representantes: 5. Brasil, Holanda, Espanha e Uruguai têm 2 cada. Entre os clubes, destaque para o Bayern de Munique, com 6 atletas, além de Jupp Heynckes, ex-treinador do time. Em dezembro a Fifa irá anunciar os três nomes que receberam mais votos em todas as categorias.
Os nomes foram eleitos por um grupo de especialistas da revista francesa France Football e da Fifa. Revelados os 23 postulantes, agora os treinadores e capitães das seleções filiadas à entidade máxima do futebol, além de jornalistas de todo mundo, votarão nos três finalistas.
Neste ano, a Fifa pediu àFrance Football que aumentasse o número de seus jurados até igualar o número de capitães e treinadores de seleções. Assim, serão 627 votantes, divididos igualmente entre 209 jornalistas, 209 jogadores e 209 técnicos.
Os 23 nomes que concorrem ao prêmio da Bola de Ouro são:
Andrea Pirlo (Itália), Andrés Iniesta (Espanha), Arjen Robben (Holanda), Bastian Schweinsteiger (Alemanha), Cristiano Ronaldo (Portugal), Eden Hazard (Bélgica), Edinson Cavani (Uruguai), Franck Ribéry (França), Gareth Bale (País de Gales), Lionel Messi (Argentina), Luis Suárez (Uruguai), Manuel Neuer (Alemanha), Mesut Özil (Alemanha), Neymar (Brasil), Philipp Lahm (Alemanha), Radamel Falcão (Colômbia), Robert Lewandowski (Polônia), Robin Van Persie (Holanda), Thiago Silva (Brasil), Thomas Müller (Alemanha), Xavi (Espanha), Yaya Touré (Costa do Marfim), e Zlatan Ibrahimovic (Suécia).
Já os dez técnicos que disputam o prêmio de melhor do mundo são:
Alex Ferguson (ex-Manchester United), Antonio Conte (Juventus), Arsène Wenger (Arsenal), Carlo Ancelotti (Paris Saint-Germain/Real Madrid), José Mourinho (Real Madrid/Chelsea), Jupp Heynckes (ex-Bayern de Munique), Jürgen Klopp (Borussia Dortmund), Luiz Felipe Scolari (Brasil), Rafael Benítez (Chelsea/Napoli), e Vicente Del Bosque (Espanha).
Deixe seu comentário...

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Telexfree, BBom e Multiclick: Por que pirâmides conseguem enganar tantas pessoas?

Mesmo com os recentes casos de Telexfree, Bbom e Multiclick as pirâmides ainda atraem seguidores. Seria um sinal do declínio de nossa economia?
Nos noticiários atuais, temos visto a cada dia novas empresas sendo fechadas pela justiça, acusadas de praticarem o famoso esquema de pirâmide. Histórias de pessoas que venderam carros, fazendas, imóveis e até pegaram dinheiro com agiotas para entrar no famoso sonho de riqueza que esses esquemas prometem crescem aos montes.
Dados da Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor (MPCON) divulgados pelo site G1 apontam que, atualmente, há nove empresas sob investigação dos ministérios públicos de todo o país por apresentarem, segundo a MPCON, “fortes indícios” de formação de pirâmides, o que é considerado ilegal pela legislação brasileira. A “febre das pirâmides financeiras” é alimentada, ainda, pela “sensação emocional que apela para o consumo” – o que se torna sedutor aos brasileiros que encaram taxas de juros, inflação e taxas de câmbio cada vez mais altos e um sentimento de impunidade com quem pratica corrupção. Esses fatores proporcionam o surgimento de esquemas de pirâmide (também conhecidos comoroda da fortuna, ou roda do sucesso). Se você ainda não tem familiaridade com esse termo, vou explicar.

O que é o esquema da pirâmide de Ponzi?

Esquemas de pirâmide são antigos, bem antigos. Mas vocês sabem quem foi o primeiro superstar das pirâmides? Não foi nenhum faraó. Foi o italiano Carlo Ponzi (ou Charles Ponzi, nome que ele adorou quando saiu da Itália e foi para os Estados Unidos). Nascido em Lugo, em 3 de março de 1882, ele emigrou para os States em 1903. Passou uma época no Canadá, onde foi preso por falsificação de cheques e voltou ao Estados Unidos com uma ideia na cabeça.
Os esquemas Ponzi normalmente são criados ao redor de operações financeiras ou comerciais para lá de obscuras e fantásticas. No Brasil, ficaram famosos casos envolvendo boi gordo, avestruz e outros bichos. Nos EUA um caso recente chamou muita atenção: Bernard Madoff criou um esquema Ponzi tão bem feito que durou muitos anos e enganou até instituições financeiras.
Mas essas operações são falsas, um mero chamariz. O que o esquema faz é simplesmente pegar o dinheiro das pessoas e, no momento certo, desaparecer com ele. No início, para dar mais credibilidade, os golpistas acabam honrando pedidos de resgate de quem pede para sair. Essas pessoas acabam contando para seus amigos e parentes que ganharam uma “grana fácil” o que encoraja outras pessoas a entrar. Viram “garotos propaganda involuntários” do esquema.

Por que o esquema de pirâmides atrai tanta gente?

O segredo está no fato de que quem entra tem que recrutar novos participantes para entrarem no golpe.
Basicamente o objetivo de cada nova vítima é:
  • Entregar determinado valor em dinheiro para os golpistas;
  • Conseguir novos participantes (vítimas) para que entrem no esquema através do pagamento de determinado valor.
Veja o gráfico abaixo e entenda porque o sistema acaba sendo insustentável e uma hora acaba quebrando:
1
10
100
1.000
10.000
100.000
1.000.000
10.000.000
100.000.000
1.000.000.000
Dá para perceber que uma hora ninguém mais vai entrar no esquema. É evidente que o risco se torna cada vez maior na medida em que mais pessoas vão entrando no golpe, já que a cada dia vai se tornando mais difícil conseguir recrutar novas pessoas para o esquema. Na verdade, esse sistema atrai muitas pessoas devido a 3 fatores principais:
Ganância - os sistemas normalmente prometem altos lucros em pouco tempo e apelam para o sentimental, tentando convencer as pessoas de que uma jornada de trabalho de 8 às 18 é perda de tempo. A ganância tem efeitos incríveis sobre o raciocínio e a capacidade de julgamento.
Trabalho fácil - uma proposta fabulosa dizendo que tudo que se tem a fazer é realizar algo que até uma criança de 5 anos faria, convence pessoas a entrar sem pensar duas vezes.
Pode ser que alguns sejam ingênuos ao acreditar em tal promessa, mas o fato é que a maioria é malandro e pilantra mesmo. Já conhecem o esquema e não estão nem um pouco preocupados com o prejuízo financeiro que vão causar em outras pessoas.
Desonestidade da população - Estes esquemas existem porque há demanda de pessoas interessadas, os famosos “malandros”. Interessados nesses esquemas, incentivam a prática estimulando mais pessoas a fazerem o mesmo (aí entram os ingênuos, os incautos, os crédulos, os desavisados e os desinformados) que são ludibriados por estes golpistas. O objetivo dos “malandros” é pegar o lucro rápido e cair fora, pulando de pirâmide em pirâmide antes que elas estourem.

Empresas famosas de pirâmide

Telexfree - Empresa que prometia vender um plano de VOIP , que na prática não faz nada que o Skype já não faça de graça. Alegava ter sede nos EUA, mas foi descoberto pelo jornal A GAZETA que apenas alugava uma simples sala em um edifício de escritórios compartilhados. Além disso, ficou provado que não possuía licença para comercializar o VOIP regular na Anatel. Já falei sobre a Telexfree nesse artigo. Assim que a empresa foi fechada pela justiça, alguns de seus famosos divulgadores, como ator do filme Tropa de Elite, Sandro Rocha, já pularam para outras pirâmides, como é muito comum neste tipo de golpe.
BBom - embora aleguem que haja um produto – os famosos rastreadores – já foi provado que os supostos 1 milhão de rastreadores que a BBOM possui no mercado (já que cada divulgador possui 10 e já são mais de 100 mil no Brasil, de acordo com eles), o pais só tem demanda de consumo para cerca de 120 mil rastreadores por mês. A justiça também já interditou a empresa pois achou provas irrefutáveis de que pratica esquema de pirâmide.
Priples – neste caso, criaram uma rede social para tentar disfarçar o esquema. Já falei sobre ela neste artigo.
Monavie – Essa empresa alega que seu produto é um suco de açaí que custa 90 Reais. Se você também achou inacreditável, leia o post.
Multiclick – A justiça já encontrou indícios de que os donos da Multiclick eram os responsáveis por outra pirâmide que faliu, a famosa Mister Colibri, que lesou várias pessoas Brasil afora no ano passado.
E voce caro leitor e leitora, conheçe alguém envolvido(a) nesses esquemas de pirâmide?

Curtiu esse artigo? Ajude a espalhar, Twittando ou Curtindo, basta clicar em um desses botões...

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Ex-prefeito de Traipu diz que é vítima de perseguição política

Marcos Santos está preso, acusado de arquitetar assassinato de ex-secretário de Turismo do município de Traipu - AL



O ex-prefeito de Traipu, Marcos Santos, afirmou nesta quarta-feira (24) que a prisão ocorrida no início da manhã desta quarta-feira (24), sob acusação de tramar a morte do ex-secretário José Valter Palmeira, tem motivação política. Santos se disse "perseguido" por um grupo que seria, supostamente, comandado pela atual prefeita do município, Conceição Tavares.

"É de interesse de um grupo específico a minha prisão. Esse grupo é comandado pela prefeita Conceição Tavares, com o apoio da promotora Karla Padilha. Nunca cometi crime e fui inocentado de várias acusações administras. Como Jesus Cristo foi crucificado e era inocente, eu me declaro inocente", argumentou o ex-prefeito.

Marcos Santos foi preso em casa, no bairro da Jatiúca, em Maceió, e levado para a Delegacia Geral da Polícia Civil. Em seguida, foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) para fazer exame de corpo de delito. O ex-prefeito deve ficar detido na Casa de Custódia.

As autoridades policiais chegaram a conclusão de que o ex-prefeito teria mandado matar o ex-secretário depois que Erivan Alves dos Santos, acusado de ser o autor material do crime, foi preso em São Paulo, no dia 18 deste mês.

O advogado de Erivan, Manoel Passos, declarou à imprensa que o suspeito não confessa o crime, nem aponta ligação com Marcos Santos. “É importante que a imprensa não julgue o meu cliente, nem o ex-prefeito Marcos Santos. O Erivan diz não ter envolvimento com o crime”.

A prisão de Marcos Santos tem validade inicial de 30 dias e foi expedida pela comarca de Traipu a pedido do Ministério Público Estadual (MPE/AL). Ao fim dos 30 dias, é possível que o MPE solicite a prisão preventiva do ex-gestor, que tem prazo indeterminado. Ainda nesta semana, o procurador-geral de Justiça publicará uma portaria designando um grupo de promotores para acompanhar o caso.

O delegado-geral Paulo Cerqueira disse que também irá designar uma comissão de delegados para atuar no caso. Ele esclareceu que algumas informações – tais como a motivação do crime – deverão ser mantidas em sigilo para não atrapalhar nas investigações.

Ao ser procurada pela reportagem, a promotora Karla Padilha não atendeu às ligações, mas informou, por meio da assessoria do Ministério Público, que haverá uma coletiva às 15h, na sede do órgão, no Poço, com a promotora e o procurador geral de Justiça, Sérgio Jucá, sobre o mandado de prisão temporária em desfavor do ex-prefeito.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Site de reclamações registra 7 mil queixas contra Telexfree em 1 mês


Advogado diz que Reclame Aqui não usa critérios de confiabilidade.
Site diz que, em 12 anos, Telexfree é empresa que mais gerou reclamações.

Em março de 2013, a Telexfree, empresa com sede no Espírito Santo que atua com prestação de serviços de telefonia VoIP(por meio da internet), registrou 7.234 reclamações no site Reclame Aqui. De acordo com a direção do portal, em 12 anos de existência, esta é a empresa que mais gerou reclamações em apenas 30 dias. Somente nesta segunda-feira (15) a Telexfree  teve 293 queixas. O advogado da empresa disse ao G1 que não leva em consideração os comentários no Reclame Aqui porque o site não usa critérios de confiabilidade.



A suspeita de golpes financeiros disfarçados de investimentos é investigada na empresa Telexfree, com sede no Espírito Santo, pela Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon), órgão vinculado ao Ministério da Justiça (MJ), pelo Ministério Público Estadual (MP-ES) e pela Polícia Civil. A firma vende um programa de computador chamado VoiP, que permite ligações locais, de DDD e DDI ilimitadas e, para tornar o serviço conhecido, oferece dinheiro para internautas criarem anúncios gratuitos na web.
Os Ministérios Públicos de pelo menos sete estados investigam a empresa Ympactus Comercial Ltda. ME, conhecida pelo nome fantasia Telexfree, por suspeita de prática de pirâmide financeira, com "investimentos" estimulados por meio de um sistema chamado de "marketing multinível". Segundo as investigações, a empresa teria montado um esquema de pirâmide, em que cada novo membro compra um "pacote" que remunera os membros acima na cadeia. Esse novo membro, por sua vez, ganha dinheiro recrutando outras pessoas para o sistema.


Reclamações
De acordo com o ranking divulgado pelo site Reclame Aqui, a Telexfree é a empresa em primeiro lugar no número de reclamações, sendo 1.715 em uma semana - de 9 a 15 de abril - e 7.316 em 12 meses - de 1º de abril de 2012 a 31 de março de 2013.
"Sumiu dinheiro da minha conta e depois as contas para recompra não apareceram. Eles não me respondem e nem me atendem". Essa é parte da reclamação feita no site Reclame Aqui, por parte de um dos divulgadores da Telexfree em Vila Velha, no Espírito Santo, que alegou estar com prejuízos e não receber ajuda da empresa.

Um morador de Marataízes, no litoral Sul do Espírito Santo, fez a seguinte reclamação nesta terça-feira. "Sou team builder desde 14 de fevereiro de 2013, e ainda não recebi nenhum ganho nessa posição. Por favor, Telexfree, regularize esta situação. Confio nesta empresa e sei que o sistema pode falhar, mas ela não nos deixará sem nossos ganhos que ela mesma prometeu cumprir", relatou.

Já uma moradora de Vitória reclamou, também nesta terça, de um desconto indevido em sua conta, no valor de U$ 1938,10. "Sou divulgadora da empresa e abri um ticket no dia 10 de março para reclamar de um desconto indevido que ocorreu em minha conta, devido a uma transferência de saldo para outro login. Saliento ainda, que até no presente momento, não resolveram o meu problema."


Outro lado
O advogado da empresa Telexfree, Horst Fouchs, explicou que o site Reclame Aqui não possui critérios de confiabilidade para a aceitar as reclamações de clientes. "O site não exige provas dessas pessoas ditas como clientes, de que elas realmente têm motivos para reclamar, como faz o Procon. Tivemos um grande problema com esse portal porque a nossa empresa já possui um canal de comunicação interno com os clientes, mas as pessoas começaram a reclamar também no Reclame Aqui, o que dobrou o trabalho da equipe designada para esse serviço de resposta. Aconselhamos que só entre em contato através da comunicação interna", disse Fouchs.

Uma das principais reclamações desta terça-feira, de pessoas de todo o Brasil, foi com relação ao atraso na chamada recompra, uma quantia em dinheiro que entra na conta dos clientes ativos. "Esse pagamento não costuma atrasar, mas pode ser que ocorreu algum problema de processamento de dados da empresa e talvez tenha atrasado mesmo. Mas garanto que eles vão acabar recebendo", frisou o advogado.
O diretor de operações do site Reclame Aqui, Diego Campos, disse em entrevista ao G1por telefone, na noite desta terça-feira (16), que as explicações da Telexfree em relação ao trabalho do portal é caluniosa.

“O posicionamento da Telexfree é fantasiosa, caluniosa e difamatória. Eles não conseguem responder as reclamações e querem nos culpar por transmitir todas as insatisfações. É mais fácil fazer isso do que reconhecer as falhas. Em 12 anos de trabalho idôneo que temos, onde corporações respeitadas aferem o trabalho pelo nosso site, esta é a empresa que mais registrou reclamações em apenas um mês. O Reclame Aqui é aberto ao público e cada um pode se cadastro por meio do CPF”, explicou Campos.